Ontem, dia 5 de dezembro, exploramos conteúdos matemáticos no âmbito da Organização e Tratamento de Dados, em particular a leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos.
Descobrimos imensas coisas relacionadas com a apresentação da informação em tabelas e gráficos como, por exemplo, a organização dos dados em gráficos permite uma análise mais rápida, uma vez que a contagem dos elementos da mesma categoria é mais evidente; e ainda a existência de três tipos de gráficos (circulares, de barras e pictogramas). Os pictogramas são uns gráficos especiais, uma vez que usam imagens para representar objetos ou quantidades de objetos, repetindo-as tantas vezes quantas as necessárias.
O nosso trabalho de exploração da temática iniciou-se com a análise do nosso calçado. Assim, elaboramos uma tabela onde apresentamos a frequência e o tipo de calçado usado pela turma . Depois, com base nas informações da tabela construímos o nosso pictograma. À medida que íamos construindo o pictograma, compreendemos que a existência de um título elucidativo do que representa era fundamental. Assim, através de uma votação elegemos o seguinte título: "Qual o tipo de calçado mais usado?".
Terminada a construção do gráfico foi momento de analisarmos a informação e discutir o que este nos sugere como, por exemplo: qual a categoria mais frequente, qual a menos frequente e se permite dar resposta à questão inicial, entre outras...
No final de analisarmos o tipo de calçado mais usado na turma, decidimos descobrir qual o animal preferido da turma. Para tal, recolhemos e organizamos a informação numa tabela e de seguida, construímos um gráfico de barras. Deste modo, trabalhamos um outro tipo de gráfico e colocamos em prática os novos conhecimentos.
No final, descobrimos que o animal preferido da turma é o golfinho com nove votos, sendo que os menos preferidos são: o lince, a jibóia, o papagaio e o porco-espinho com um voto cada um.
E assim, de uma forma constextualizada e significativa aprendemos bastante acerca de gráficos e tabelas colocando os nossos conhecimentos em prática.