No âmbito do Projeto "Aprender o Património Cultural com diversão" estivemos a explorar vários monumentos como por exemplo: Bom Jesus, Arco da Porta Nova, Sameiro, Palácio do Raio e Sé Catedral de Braga. Após várias atividades de pesquisa e descoberta decidimos partilhar o que aprendemos. Aqui fica um exemplo do nosso trabalho.
Os vestígios do passado na minha cidade
A cidade de Braga é muito antiga, e apresenta-se como um livro de histórias gigante, onde em cada página podemos ver um grandioso monumento.
A nossa cidade mostra, nas suas ruas e praças, muitos monumentos de valor histórico e, debaixo dos nossos pés estão muitos vestígios romanos. Há mais de dois mil anos, Braga era uma cidade romana grande e importante e chamava-se Bracara Augusta. Hoje podemos ver muitos vestígios romanos, um pouco por toda a cidade: Fonte do Ídolo, Ruinas da Cividade e muitas outras ruínas de casas que vão surgindo quando se fazem escavações.
Dos monumentos da cidade, destacamos a Sé Catedral, a Igreja da Misericórdia que fica mesmo ao lado.
Passaeando pela velha cidade, podemos apreciar belas igrejas, capelas, conventos e alminhas de grande beleza, arte e valor.
Os bracarenses devem conhecer a sua cidade e ter orgulho na sua história. Dos monumentos podemos falar no Palácio do Raio, Palácio dos Biscainhos, Arcada, Arco da Porta Nova, Torre de Menagem, Jardim de Santa Bárbara, Casa dos Coimbras, Sete Fontes, Bom Jesus, Santa Marta da Falperra, Sameiro, Sé de Braga e numerosas igrejas espalhadas por toda a cidade, ainda hoje conhecida pela "Cidade dos Arcebispos".
Texto elaborado por: Guilherme e João Paulo
Outra das atividade que realizamos foi a construção de um puzzle para conhecermos melhor o monumento a explorar por cada grupo. A exploração do Bom Jesus foi realizada em grande grupo.
Grupo do Palácio do Raio
Maria
Soraia
Joana
Beatriz
Diogo
Grupo do Arco da Porta Nova
Mariana
Vasco
João Afonso
Rui Soares
Henrique
Grupo do Sameiro
Marta
Eduarda
Mafalda
João Paulo
Guilherme
Grupo do Arco da Porta Nova
António
João Miguel
Rodrigo
Rui Meneses
Aqui fica o resultado final:
Para explorar cada monumento os grupos realizaram diversas pesquisas em livros e na internet. A colaboração dos pais nas pessquisas em casa tambem foram um grande apoio.