Turma 9 4.º A

Turma 9 4.º A
"Olá,

Somos alunos da escola básica de Nogueira, no distrito e Concelho de Braga, da turma 5 do 3º ano.
A nossa turma tem vinte alunos, 8 meninas e 12 rapazes. Gostamos de pintar, investigar, aprender e divertir...
Queremos mostrar-vos o quanto são fascinantes as nossas aulas, expondo os nossos trabalhos, mostrando um pouco de nós e o que aprendemos".

Os alunos

O prazer de ler (poema)

"Para mim ler é sonhar
brincar e voar

Ler é entrar num mundo de fantasia
onde tudo é alegria!"

Mafalda

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Poetas de palmo e meio

Como já sabemos, a poesia possui um valor intrínseco, característico que a distingue dos restantes tipos de textos,  possui também um valor instrumental, lúdico e educativo, uma vez que desenvolve a imaginação, a sensibilidade estética e afetiva, a memorização e a comunicação oral e escrita.
Nas nossas poesias quisemos homenagear aqueles que nos são mais queridos, a nossa família claro! Aqui ficam alguns exemplos das nossas obras de arte!

A família
Na minha família
há uma união
que os une a todos
no meu coração.
Eu adoro
a minha família,
e a minha tia Emília
eu sempre amei.
Com  a família
nunca estamos sós,
os primos, os tios,
pais e avós.
Os meus pais
são a minha paixão,
pois estão sempre
no meu coração.
Os meus parentes
são os melhores presentes.
Vasco
Poema da família
A minha família
dá-me alegria,
amor
e muita magia.
Na minha família
há uma cadela,
que me dá muita atenção
ela a mim e eu a ela.
A família
expressa emoção,
é criativa
e tem imaginação.
A minha família
faz bolos deliciosos,
e muito, muito
cremosos.
Gosto da minha mãe
como uma flor
ela dá-me muito
amor.
Quanto ao meu pai
nem há que falar,
rimos muito
quando vamos passear.
A minha irmã
é corajosa
e muito, muito
carinhosa.
A minha cadela,
chama-se Nayma
gosto de a passear
mas sempre com trela.
Eduarda
A minha família
Tenho uma família
com um grande coração
que explode de harmonia
em grande união.
A minha família
é muito engraçada
ao fim-de-semana
desata à gargalhada.
A minha família
vive no meu coração
é com alegria
que eu lhes dou um abração.
Henrique
A família
A família é um grande amor
não há outro igual
no mundo sentimental.
A família
é o que eu gosto
porque dão-me paixão
que ilumina o meu coração.
O pai, a mãe e a mana,
o avô e a avó
estão sempre ao meu lado
amparam-me nunca me deixam só.
A família é o melhor do mundo.
Guilherme

No âmbito do projeto "Criatividade poética" realizamos uma atividade designada "palavra puxa palavra". Esta atividade foi desenvolvida a pares e consistia no seguinte: uma criança escrevia uma frase e o colega continuava a escrita, usando como primeira palavra a última escrita pelo colega.
Aproveitando, o facto de no dia 21 de janeiro se comemorar o "Dia mundial do abraço", as crianças construiram poemas alusivos ao tema, usando a técnica do "palavra puxa palavra".
Com um grande abraço da turma T5 dedicamo-vos estes poemas:


Muitos abraços

Eu abraço a minha amiga
Amiga, estamos a dar um abraço.
Abraço é amor a explodir pelo ar.
O ar abraça o vento,
o vento dá-me um grande abraço.
Abraço dá-me a professora
Professora minha grande amiga.
Amiga e amizade
amizade e abraço.
Abraço uma amiga e vou descansar e vou abraça-la vendo o luar.

Marta & Henrique

Abraços
Com um abraço
ganho um amigalhaço.

Um abraço é perfeitinho
perfeitinho com amor
amor com emoção
emoção começa neste dia.
Dia dos abraços
abraços com amor.

Rodrigo, João Miguel & Rui Meneses


Abraços

Os abraços fazem-me feliz.
Feliz estou sempre!
Sempre animada.
Animada eu estou!
Estou com felicidade.
Felicidade eu tenho!
Tenho muitos abraços.
Abraços eu te vou dar!
Dar para te alegrar.
Alegrar para amar!
Amar é abraçar.
Abraçar para espantar toda a gente!
Gente eu vou abraçar.
Abraçar para todos alegrar!
Alegrar é ser amiga.
Amiga é partilhar e abraçar!
Abraçar é mimar os outros.
Os outros ajudam-me e abraçam-me muito!
Muito gosto de dançar.
Dançar, abraçar e amar!
Amar é ter gosto.
Gosto é amar e abraçar!
Abraçar é partilhar amor e não enganar.
Enganar não é abraçar!
Abraçar é como amor.
Amor é paixão!
Paixão é o mais importante.
Importante é abraçar!
Abraços vou agradar.
Agradar é não desiludir!
Desiludir não é ser amigo.
Amigo é quem dá abraços!
Abraços é quem se recorda.
Eu recordo tudo!
Tudo é importante.
Importante é dar amor!
O amor é questão de abraçar.

Eduarda & Beatriz

Dia dos abraços

Um abraço eu vou te dar
dar para te animar!
Animar para te ajudar
Ajudar para te espantar.
Espantar e te amar
amar para te alegrar
alegrar e te abraçar!
Abraçar-te no luar
no luar vou-te beijar
beijar o vento no ar
ar livre eu quero apanhar.
Apanhar um desejo para nisto acreditar!
Acreditar é sonhar
sonhar é imaginar
imaginar é pensar
pensar é iluminar
iluminar é aproveitar.
Aproveitar o dia dos abraços!

Joana & Diogo

Os abraços

Um abraço a um amigo
O amigo precisa de amor
O amor é precioso
ser precioso é dar um abraço.
O abraço é bom!
é bom porque dá felicidade
felicidade e alegria.
Alegria é um sentimento
sentimento bonito
bonito como um coração.
No coração está a família
A família é importante.
Importante é ajudar.
Ajudar é amizade.
Amizade é carinho.
Carinho é muito, mas muito lindo!
Lindo como a paz!

Mafalda & João Afonso Brito

Abraços

Abraços são fofos
fofos como o céu
céu tem nuvens
nuvens em forma de chapéu

Chapéu é tão lindo
lindo como o céu
céu cintilante
cintilante e muito brilhante

Brilhante está o sol
sol lindo
que lindo está lá
E lá passa o caracol

Caracol com os corninhos ao sol
sol sai com seus raios
raios brilhantes
brilhantes com radiantes 

Vasco & Mariana

 
O dia dos abraços

Os abraços são bons
Bons é ter amigos\
Os amigos são felizes com o amor
O amor é lindo
Lindo é ser bonito
é bonito ser gente
A gente é saudável
Saudável é ser inteligente
Inteligente é ser fixe
Fixe é ser radical
Radical é o Toni Carreira
O Toni Carreira tem dois filhos
Os filhos brincam muito
Muito nadam os peixes
Os peixes vão ser comidos
Comidos na água
A água não tem sabor
O sabor sabe a morango
O morango é uma delícia.

Soraia & Rui Soares

Esperamos que tenham gostado dos nossos poemas, pois foram feitos com muito, muito carinho!