Turma 9 4.º A

Turma 9 4.º A
"Olá,

Somos alunos da escola básica de Nogueira, no distrito e Concelho de Braga, da turma 5 do 3º ano.
A nossa turma tem vinte alunos, 8 meninas e 12 rapazes. Gostamos de pintar, investigar, aprender e divertir...
Queremos mostrar-vos o quanto são fascinantes as nossas aulas, expondo os nossos trabalhos, mostrando um pouco de nós e o que aprendemos".

Os alunos

O prazer de ler (poema)

"Para mim ler é sonhar
brincar e voar

Ler é entrar num mundo de fantasia
onde tudo é alegria!"

Mafalda

sábado, 7 de dezembro de 2013

Visita de Estudo ao Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães

Oláá Queridos Amigos!!! :D
Temos andado com muito trabalho, uma vez que estamos a chegar ao fim do 1.º período. Por isso não temos atualizado o nosso blogue com tanta frequência. Mesmo assim, aqui estamos para partilhar convosco as nossas mais recentes aventuras e desafios. :)
Desta vez, vamos partilhar convosco a nossa visita ao Castelo de Guimarães e ao Paço dos Duques de Bragança. Ambos os monumentos ficam na linda cidade de Guimarães e têm uma história maravilhosa para nos contar. Da visita feita recolhemos várias informações e curiosidades que não conhecíamos. Esta proporcionou-nos grandes aprendizagens. São essas mesmas aprendizagens que partilhamos agora convosco, a partir de um texto construído pela Marta Pereira. Este texto foi selecionado para representar toda a turma. A acompanha-lo estarão algumas fotografias, que nós fomos tirando, para, um dia mais tarde, revermos as nossas aventuras.

Visita de Estudo ao Paço dos Duques de Bragança e ao Castelo de Guimarães

Dia 21 de novembro de 2013 fomos ao Castelo de Guimarães e ao Paço dos Duques. Descobri que o Paço dos Duques era bastante diferente dos outros palácios, normalmente os palácios costumam ter duas ou três chaminés e o Paço dos Duques tem trinta e nove chaminés.
Nos palácios normalmente deitavam as necessidades pela janela gritando: “Água vai, água vai, água vai” para as pessoas que estivessem debaixo da janela terem cuidado e no Paço dos Duques faziam no chão e com a água que escorria do telhado, uma parte lavava as necessidades.
De seguida fomos à sala de jantar onde também descobri coisas bastante interessantes. Antes comiam com as mãos e limpavam-nas aos cães ou os cães lambiam -lhes as mãos, por assim dizer, os cães eram os guardanapos dos Reis.
Antigamente a bebida favorita da realeza era vinho com mel e como o mel era pesado, vinha para o fundo do copo por isso bebiam numa espécie de caneca e mantinham a bebida quente e o mel não ia ao fundo tão depressa.
Antigamente não havia pratos e comia-se no miolo do pão.
Depois passamos à sala das armas, lá havia espadas com duzentos, trezentos, quatrocentos, quinhentos e seiscentos anos.
Soube que quando se usa só a cota de malha tem-se mais mobilidade, mas esta não protege tão bem, se usar a armadura não é rápido mas está melhor protegido e se usar os dois estás muito bem protegido mas é muito pesado e torna o cavaleiro lento.
Vi lá esporas de ouro e uma espada de 60 kg, mas só servia para meter medo.
Por fim fomos ao quarto da D. Constança, onde está a pintura da mulher que levou os garfos e o chá para a Inglaterra, D. Catarina.

Curiosidade: D. Catarina levou o chá para Inglaterra e o chá, lá, chamava-se “ Tea” porque D. Constança era amiga do povo e oferecia chá, não sabia falar muito bem inglês por isso dizia: “para ti”, assim se chama chá em inglês “Tea”.
Adorei conhecer uma parte de Guimarães.

Marta Pereira
4º ano- T 9
 Enquanto esperavamos para entrar no Paço dos Duques...



As nossas pesquisas e recolhas de informação...



Mnham Mnham...a hora do lanche...;)



E por fim, uma foto de grupo =)*