Turma 9 4.º A

Turma 9 4.º A
"Olá,

Somos alunos da escola básica de Nogueira, no distrito e Concelho de Braga, da turma 5 do 3º ano.
A nossa turma tem vinte alunos, 8 meninas e 12 rapazes. Gostamos de pintar, investigar, aprender e divertir...
Queremos mostrar-vos o quanto são fascinantes as nossas aulas, expondo os nossos trabalhos, mostrando um pouco de nós e o que aprendemos".

Os alunos

O prazer de ler (poema)

"Para mim ler é sonhar
brincar e voar

Ler é entrar num mundo de fantasia
onde tudo é alegria!"

Mafalda

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Organização e Tratamento de Dados: tabelas e gráficos

Ontem, dia 5 de dezembro, exploramos conteúdos matemáticos no âmbito da Organização e Tratamento de Dados, em particular a leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos.
Descobrimos imensas coisas relacionadas com a apresentação da informação em tabelas e gráficos como, por exemplo, a organização dos dados em gráficos permite uma análise mais rápida, uma vez que a contagem dos elementos da mesma categoria é mais evidente; e ainda a existência de três tipos de gráficos (circulares, de barras e pictogramas). Os pictogramas são uns gráficos especiais, uma vez que usam imagens para representar objetos ou quantidades de objetos, repetindo-as tantas vezes quantas as necessárias.
O nosso trabalho de exploração da temática iniciou-se com a análise do nosso calçado. Assim, elaboramos uma tabela onde apresentamos a frequência e o tipo de calçado usado pela turma . Depois, com base nas informações da tabela construímos o nosso pictograma. À medida que íamos construindo o pictograma, compreendemos que a existência de um título elucidativo do que representa era fundamental. Assim, através de uma votação elegemos o seguinte título: "Qual o tipo de calçado mais usado?".
Terminada a construção do gráfico foi momento de analisarmos a informação e discutir o que este nos sugere  como, por exemplo: qual a categoria mais frequente, qual a menos frequente e se permite dar resposta à questão inicial, entre outras...


No final de analisarmos o tipo de calçado mais usado na turma, decidimos descobrir qual o animal preferido da turma. Para tal, recolhemos e organizamos a informação numa tabela e de seguida, construímos um gráfico de barras. Deste modo, trabalhamos um outro tipo de gráfico e colocamos em prática os novos conhecimentos.



No final, descobrimos que o animal preferido da turma é o golfinho com nove votos, sendo que os menos preferidos são: o lince, a jibóia, o papagaio e o porco-espinho com um voto cada um.
E assim, de uma forma constextualizada e significativa aprendemos bastante acerca de gráficos e tabelas colocando os nossos conhecimentos em prática.